Minha lista de blogs

sábado, 24 de setembro de 2011


 Ex-RBD encarna ‘Jack Bauer mexicano’ em série de TV paga pelo governo







Postado por: Agatha / Notícias,Poncho Herrera / Comentários

Alfonso Herrera é mais conhecido pelo público brasileiro como o “Miguel”, da já extinta série de televisão adolescente RBD, recorde de audiência em toda a América Latina. Recentemente, porém, o mexicano se despiu do papel de bom moço para encarnar o de um policial implacável com o crime organizado, na mais nova produção da rede Televisa “El Equipo”. Inspiradas nas séries policiais norte-americanas, “El Equipo” gerou polêmica no México, após a revelação de que parte do financiamento do programa veio dos cofres públicos.
“El Equipo”, que foi transmitido pela maior rede televisiva do México durante três semanas, conforme o que diz a página oficial, “é uma série sobre o valor, o esforço e o amor de uma equipe de homens e mulheres, policiais federais, que a cada dia arriscam suas vidas para proteger as nossas. Eles lutam, se sacrificam e se entregam por um compromisso:  que o bem derrote o mal.”
No perfeito estilo das melhores novelas mexicanas, como “Maria do Bairro” e “Miramar”, “El Equipo” mescla histórias policiais, que envolvem o valente grupo de federais, com os passionais tramas de romance. Assim, às cenas de operações improváveis, que relembram as séries norte-americanas, entre traficantes e policiais, se somam tramas de amores não correspondidos ou que encontram impedimentos enormes.
Nas histórias, os federais encarnam os valores de heroísmo, valentia e honestidade, características que se perderam na percepção comum sobre as forças policiais e em particular das Polícia Federal, considerada comumente corrupta e aliada ao narcotráfico, tanto que as operações mais contundentes contra os patrões do tráfico são lideradas pela Marinha.
A tentativa de dar uma cara amigável a Polícia Federal é reforçada pela utilização de atores conhecidos e amados pelo público, como Alberto Estrella, conhecido pelas novelas mexicanas e o jovem Alfonso Herrera. Depois de muitas polêmicas, os atores também tenderam a afastarem-se do produto, tanto que Herrera, por meio de seu agente, minimizou sua participação na série, alegando a necessidade de priorizar outros projetos.
De acordo com a sinopse da página oficial da série, “em cada capítulo de ‘El Equipo’ será solucionado um caso diferente, onde veremos o processo de inteligência, a operação e a captura dos criminosos; ao mesmo tempo em que os personagens devem enfrentar seus sentimentos e resolver seus próprios problemas na vida cotidiana”.
Gravado nas instalações da Polícia Federal na Cidade do México, a “telenovela dos federais”, com seus Jack Bauers mexicanos, está destinada a continuar causando polêmica e a continuar no centro do debate político.
:: Fonte: Opera Mundi
:: Adaptação: Site RBDNews (clique aqui para ler a materia completa)

Nenhum comentário: