Minha lista de blogs

segunda-feira, 17 de junho de 2013

[Vídeo+Nota] Alfonso Herrera é uma das celebridades que diz não aos Transgênicos

poncho-nova
Clique na imagem para ver a foto da campanha completa!
Em um vídeo produzido pela Greenpeace, os artistas saem em defesa do milho: Alfonso HerreraCecilia SuárezDiana BrachoFernando Rivera CalderónGabriela de la Garza e Julieta Egurrola explicam a Enrique Peña Nieto que para acabar com a fome no México não é necessário transgênicos. O que o governo federal deve apoiar é a produção do milho mexicano e proteger as sementes da contaminação transgênica e de sua monopolização por empresas transnacionais
Depois de quase 9 meses, o governo de Peña Nieto segue avaliando a autorização de semeaduras comerciais de milhos transgênicos no norte do país, e no entanto, pactou com empresas responsáveis por problemas como a desnutrição e a obesidade – PepsicoNestlé, entre outras – promovendo seus produtos como parte de uma dieta balanceada para os mexicanos.
Na cruzada nacional contra a fome se adquiriram compromissos com empresas privadas que promovem alimentos elaborados com transgênicos – insumos derivados do algodão, milho, soja e canola geneticamente modificados – e nesse marco se segue pressionando para provar este tipo de cultivo em escala comercial, sob o mito de incrementar a produção nacional de milho, ainda quando investigadores em nosso país tenham argumentado com apoio para o campo, sistema de irrigação e inversão em investigação pública se pode incrementar a produção do grão com variedades nativas, a ponto de deixar de ser dependente das importações“, advertiu Aleira Lara, coordenadora da campanha de Agricultura sustentável e transgênicos da Greenpeace.
O governo federal argumentou a necessidade de uma maior produção de milho para alimentar o povo mexicano, e para consegui-lo está “avaliando” o recorrer dos cultivos transgênicos sem se importar com os riscos que estes implicam para o meio ambiente e para a saúde humana.
Uma postura contundente para acabar com a fome no país, e sendo congruente com seu discurso de tirar aos poderes factuais, seria que Enrique Peña Nieto negasse as permissões para a semeadura de sementes de milho transgênico. Seria incongruente deixar nas mãos de uma empresa transnacional a gestão do nosso principal alimento“, afirmou Lara.
Nesse contexto, os artista em defesa do milho dizem “Eu decido comer milho nativo” e convidam à cidadania a participar. “Exijamos uma alimentação sã, suficiente e livre de transgênicos“, pedem no vídeo, que você confere a seguir:
:: Fonte: Greenpeace.org
:: Tradução: RBDForever.com

Nenhum comentário: